Ontem, nossa Escola completou 48 anos!!!
O nome foi escolhido em homenagem ao comerciante porto alegrense Albino Hackmann que, ao visitar o então Balneário Florida, encantou-se pelo lugar e resolveu adquirir uma extensão de terras próximo ao “rio”, onde havia grandes plantações de arroz. Lugar este, que ele pensava em transformar em “balneário”.
Surgiu assim, a Florida, com sua praia majestosa, seus eucaliptos e suas primeiras casinhas. Mas era preciso uma Escola... e albino doou a área e o prédio. A escola não funcionou muito tempo porque a professora desistiu.Mas a grande vontade de seu idealizador continuou firme. Mais tarde, a sua praia cresceu e tornou-se centro obrigatório de veranistas em época de férias. Construiu-se então a capelinha de Santa Rita de Cássia, mas ainda era preciso uma escola.
A morte veio retirar Albino da luta no dia 29 de maio de 1959, mas seu filho Arno ficou encarregado de levar a diante seu projeto.
Albino era alegre, inteligente e idealista: para todos sempre tinha uma palavra de conforto e esperança. Casado com dona Elsa Knack, teve 4 filhos e hoje, Guaíba conta com os serviços médicos de sua neta Dra Magali Ruas Urtassum.
Finalmente, depois de muitos esforços, a praia da Florida, em 25 de abril de 1962, recebia uma “escola primária”: a Escolas Reunidas do Balneário Florida. A comunidade, então, escolhe o para patrono o nobre nome de Albino Hackmann, por ter sido a criação deste Estabelecimento de Ensino, um dos grandes objetivos de sua vida.
Nossa Escola já teve as seguintes denominações:
1962 - Escolas Reunidas do Balneário Florida
1971 - Grupo Escolar do Balneário Florida
1979 - Escola Estadual Balneário Florida - 1ª a 4ª
1986 - Escola Estadual de 1º grau incompleto albino Hackmann
2001 - Escola Estadual de Ensino Fundamental Albino Hackmann
.